quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ENTREGA DO PRÊMIO INTEGRACIÓN LATINO AMERICANO 2009


A Secretária de Educação, Antonia Cláudia de Paula Lima, receberá,hoje, dia 03 de dezembro,em Curitiba, o prêmio " Integration latino Americano 2009", esse prêmio é entregue pela CIPIS - CÂMARA INTERNACIONAL DE PESQUISAS E INTEGRAÇÃO SOCIAL que visa o reconhecimento à liderança, os trabalhos, os Projetos e Programas desenvolvidos para a melhoria da Àrea Educacional do município de Caucaia refletindo positivamente nos demais estados do brasil e países do MERCOSUL.
Parabens Secretária!

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.

Na SME, O Núcleo de Educação Especial tem a frente a Professora Ana Mara Cavalcante, que com muita garra e empenho vem fazendo um excelente trabalho em busca da acessibilidade em Caucaia.
Maiores informações: 3342-8002

Educação de Jovens e Adultos - EJA



Experiências de estímulo à leitura são debatidas em Belém

Despertar o hábito de ler em pessoas que só conheceram as primeiras palavras escritas na juventude ou na vida adulta foi assunto de debate na 6ª Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea), em Belém. Reunidos na oficina Cultura da Leitura e Ambiente de Leitura para Jovens e Adultos, mediada pela princesa Laurentien, da Holanda, expositores e participantes dos cinco continentes expuseram problemas e experiências bem-sucedidas em seus países.
Da organização indiana Planet Read, cujo lema é Leitura para um Bilhão, Brij Khothari relatou que muitos indianos estão reforçando as habilidades de leitura por meio da televisão. “Constatamos que 700 milhões de pessoas tinham acesso à tevê e assistiam às produções nacionais de cinema”, afirmou. Muito populares no país, os filmes indianos frequentemente trazem música e dança em dialetos locais — são 22 no país. Para atrelar a leitura a um hábito de vida de muitos indianos, a organização resolveu colocar legendas nos filmes. “Assim, a pessoa pode fazer o que gosta e, ao mesmo tempo, ler o que o ator está falando ou cantando.”
A maioria dos participantes concordou que o hábito de leitura precisa estar ligado a áreas de interesse do leitor. A canadense Ellen Szita, da organização não governamental Lifelong Learning for Women, revelou que o neto só aprendeu a ler depois de o professor apresentar a ele textos sobre hóquei, o esporte preferido do garoto.
De acordo com Brij, em países como a Índia, com grande população e crescente interesse por mídias como a tevê e a internet, não se pode desprezar o alcance dos meios digitais e o apelo que têm com o público jovem e adulto. “É nisso que as pessoas estão interessadas”, destacou. Na Índia, atestou Brij, as legendas na televisão ajudaram cerca de 200 milhões de pessoas a ler melhor.
A SME ( Secretaria Mucipal de Educação de Caucaia), estava representada pelas professoras, Meire Maciel ( Núcleo de Educação de Jovens e Adultos –EJA), Djanira e pelo Secretário Adjunto, Profº Jorge Elias de Moraes.

Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - EJA
Informações: 3342 - 8143

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ASSISTA HOJE O AUTO DA CAMISINHA


A comédia passa ao público, mensagens de forma hilária, a respeito do uso do preservativo da camisinha e ajuda na questão da saúde pública – como a proliferação do vírus da AIDS e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
``Uma contribuição do Ceará ao mundo para prevenção à Aids. É dessa forma que O Auto da Camisinha deve ser encarado, como explica o material de divulgação.
A professora Nádia Aguiar, uma das formadoras do PAIC (Paiquete) na SME, será a protagonista do filme, ela interpretará a personagem, professora Lionor.
Também faz parte do elenco o então consagrado ator, comediante e humorista, Chico Anísio.O Auto da Camisinha tem Pré-estréia marcada para hoje , no Sesc Luiz Severiano Ribeiro, às 20h30. O filme integra a programação do III For Rainbow - Festival de Arte e Cultura da Diversidade Sexual. No mesmo dia o filme irá estrear em Rio Branco (AC), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).