sexta-feira, 3 de abril de 2009

O ANO LETIVO COMEÇOU!

Prezado(a) Professsor(a) É chegado o tempo de cuidar das pessoas, de nós mesmos e dos outros. A sociedade exige de nós respostas, que não podemos dar, se não tivermos a coragem de mudar a retórica do sistema educacional, que se pauta na transmissão de informações. Nós professores precisamos dominar os códigos da capacidade de intuir, criar, filtrar estímulos estressantes, gerenciar pensamentos e assim estaremos colaborando com a formação do homem atual, que não seja um simples depositário de informações, mas um ser sonhador, que não tinha medo de falhar, nem de chorar, mas que esteja sempre disposto a repensar a vida e a dar uma nova chance para si mesmo e para os outros. Ao iniciarmos mais um ano letivo renovamos a crença em dias melhores para a educação de Caucaia. Dias em que todos os segmentos da escola se sintam participes na superação das adversidades e que a escola seja vista pelo sistema com o devido respeito. Na perspectiva da construção de uma escola pública onde o educador não controla, mas liberta, não aponta erros, mas liberta, não corrige comportamentos, mas estimula a começar tudo de novo é que convido aos que fazem a escola a arregaçar as mangas. Um ano letivo cheio de realizações: que os alunos aprendam, que os mestres organizem–se e produzem mais, que mantenham saudáveis e felizes.

ATENÇÃO!

SR.DIRETORES


DIA 1º DE ABRIL, INICIOU O PERÍODO DE VERIFICAÇÃO E CORREÇÃO DOS DADOS INFORMADOS NO CENSO ESCOLAR 2008, "MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO".
AS ESCOLAS TERÃO ATÉ O DIA 13 DE ABRIL PARA CONCLUIR ESTAS VERIFICAÇÕES E CORREÇÕES ( SE FOR O CASO), APÓS ESTA DATA O SISTEMA FECHARÁ E NENHUMA ALTERAÇÃO PODERÁ SER REALIZADA.

(
Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Educacional)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CURIOSIDADES





  • 1º DE ABRIL, O DIA DA MENTIRA.


Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos. Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte.


“A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido. Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir. Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.